O Natal de Harry

Bom dia pessoal!Já é dia 16 de Maio - Dia do "Food Revolution", mas isso falarei em outro post!!!

Hoje falo sobre teatro, especificamente a peça "O Natal de Harry", com o ator Marat Descartes.

Descrição no site do SESC:
"Em uma espécie de autoanálise e às vésperas do Natal, Harry, um quarentão solitário, vive um embate patético e angustiado consigo mesmo, em sua tortuosa tentativa de compreender e combater as dores de sua solidão. Texto: Steven Berkoff | Concepção, tradução e interpretação: Marat Descartes | Direção, luz, som, cenário e figurino: Georgette Fadel."


A casa de Harry

Quando fiquei sabendo que Marat Descartes estava em cartaz no Sesc Ipiranga, não perdi tempo e fui garantir meu ingresso. Da primeira vez não consegui ir, mas voltei lá e vi que ainda dava tempo e comprei ingressos para o último dia!!! Então, dia 10 de maio estava lá, na fila esperando para vê-lo!!! 
É um monólogo, de 70 minutos e muitas pessoas podem pensar que é cansativo, ou nada animador ficar sentado, olhando para um personagem só, num ambiente só....MAS aí é que está o engano, ele te traz pra dentro, pra vida dele, você se sente parte da história, te faz rir, chorar, ficar chocado e acima de tudo, refletir sobre muitas coisas, e esses 70 minutos parecem 10 minutos, e só Harry parece ser uns 10 Harrys!!!



Acho que nunca tinha assistido um monólogo, sempre vejo peças elaboradas, com cores, cenários e roupas que mudam a toda hora, repertório musical, muita luz.....e quando me deparei com um auditório composto por 30 cadeiras, dois rapazes: um para o som e telão, e outro para as luzes, um palco improvisado, um tapete, televisão, sapatos e gravata jogados, uma poltrona e uma mesinha com telefone e cartões, fiquei curiosa. Quando Marat entrou como Harry tudo se transformou e fez sentido!!!! E...UAU!!!! Já tinha visto seus trabalhos na televisão, vi uma entrevista, gostei bastante, mas quando estava ali, vendo na minha frente, ele, sozinho, atuando como se tivesse na companhia de vários personagens....caramba!!!! Cada expressão no seu rosto, cada movimento que fazia....poxa!!!! Foi incrível, ele é um grande ator, parabéns e parabéns!!!!!!! Foi tão simples e ao mesmo tempo tão cheio de intensidade, verdade e emoção...deve ser muito difícil fazer isso, e devemos aplaudir de pé!!!!!!




Comentários